Nos treinamentos de Tai Chi Chuan e nas práticas orientais chamadas exotéricas um dos princípios praticados é a busca do relaxamento. Em um estudo publicado publicado na revista especializada Proceedings of the National Academy of Sciences, realizado por pesquisadores israelenses que, ao identificarem um gene que nos faz sentir vontade de comer doces e comidas gordurosas, quando estamos sob estresse, concluíram que o relaxamento pode ser a melhor maneira para emagrecer.
Um dos autores do estudo, Alon Chen, fala que eles queriam descobrir por que a pessoas recorriam aos biscoitos calóricos quando se sentiam pressionados em casa ou no trabalho. Durante experimentos com ratos, perceberam que um determinado gene bombeia uma proteína chamada Ucn3 em momentos de estresse.
Fabricada no cérebro, esta proteína afeta todo corpo, incluindo o coração, os músculos, o fígado e o pâncreas, aumentando o apetite e afetando nosso grau de satisfação, além de alterar a maneira como o corpo usa a insulina, hormônio importante para o processamento de açúcar em energia. Por essa razão, o gene descoberto estaria ligado não só à obesidade como também ao diabetes tipo 2.
Portanto, cuide com seu nível de stress e ansiedade, dizem os cientistas. “O stress é bom quando você precisa lidar com um evento específico. Mas o sistema que responde ao stress precisa ser muito bem controlado. Se altos níveis de stress são constantes, o risco de engordar e adoecer aumenta” afirma Chen, do Weizmann Institute em Israel.
Aprender a lidar com o stress é fundamental para termos uma saúde perfeita. Durante a prática do Tai Chi Chuan, aprendemos a relaxar e endurecer, enraizar e ceder, tudo tem um momento certo e o tempo certo de se fazer. Saber ir de um extremo (yin) ao outro (yang) e equilibrá-los é o que devemos aprender para atingir, e para evitar os males da nova sociedade , principalmente a obesidade!
Leia também: